No conto ''O Búfalo'' de Clarice Lispector podemos ver a historia de uma mulher que busca algo que tenha o mesmo ''ódio'' que ela tanto sentia.
em nenhum momento é citado o nome dessa tal mulher. Ela vai até um zoológico buscando e distribuindo ódio, um ódio que surgiu após não ter sido correspondida por seu amado.
Sempre que passava por algum animal ela o encarava como se estivesse tentando passar algo ruim, mas não funcionou , os animais retribuíram com ar de amor. Até que a mulher encontra um búfalo, quando ela o viu ela recordou o seu amado e começou a dizer ao búfalo que o odiava.
O búfalo com seus olhos pequeninos, vermelhos, intensos e carregados de ódio observava lentamente a mulher. Ficou observando aqueles olhos, percebeu que havia encontrado o tal ódio que procurara e notou que o búfalo tinha um ódio que era alucinante , e então ficou só alí parada olhando , não conseguia sair daquele lugar nem se quisesse. Assimilei o búfalo com o homem. Ao mesmo tempo em que o búfalo trazia consigo ódio e algo que não seria bom para a mulher, ela continuara ali.. Por mais que dissesse e trouxesse consigo a expressão ''eu te odeio'', sentia algo que a prendia ao homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário